No dia 14 de dezembro, em Entre Rios, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira realizou a edição de 2022 do Dia da Experiência Cultural, no qual foram celebrados os costumes e hábitos de um povo que inspirou e segue inspirando milhares de pessoas a acreditarem que o futuro pode ser construído com determinação, cooperação e trabalho.
Com o apoio da Cooperativa Agrária, parceira da SPRO, esse dia especial contou com apresentações musicais tradicionais alemãs, palestras dos responsáveis pela instituição e muita troca de conhecimento e cultura.
A SPRO sentiu-se honrada em ser convidada a participar do evento e poder imergir nessa cultura tão crucial para o desenvolvimento de Entre Rios e do Paraná como um todo. Segundo Almir Meinerz, presidente da SPRO, momentos como esse servem para fortalecer parcerias que já rendem excelentes frutos: “Poder conhecer mais sobre a cultura suábio-brasileira foi um privilégio, bem como vivenciar de perto atividades típicas desse povo tão admirável. Não vemos a hora de participar da próxima edição”, diz.
A fundação
A Fundação Cultural Suábio-Brasileira está localizada no distrito de Entre Rios, na cidade de Guarapuava, no Paraná. Sua estrutura é composta por um auditório, uma rádio comunitária com programas em língua alemã, um moderno museu sobre a história dos suábios do Danúbio e espaços destinados aos ensaios dos grupos de dança folclórica, canto/coral, grupos instrumentais e teatro.
Com a missão de promover à comunidade dinâmicas de difusão das tradições e costumes suábios integrados à cultura brasileira, proporciona o desenvolvimento humano por meio da prática e da participação de atividades culturais.
Entre as ações culturais realizadas pela fundação estão a manutenção do Museu Histórico de Entre Rios – MHER, incentivo cultural por meio das visitas de escolas e entidades da região, aulas de instrumentos musicais, canto e dança típica, eventos comemorativos com exposições e apresentações, produção de conteúdo para a rádio comunitária e informativos distribuídos para escolas da região e edições bimestrais da revista de Entre Rios, totalmente em língua alemã.
Homenagem aos parceiros
No fim do evento, apoiadores culturais da Fundação Cultural Suábio-Brasileira foram homenageados, entre eles a SPRO. Como agradecimento pelo apoio prestado durante o ano, a instituição presenteou os parceiros com dois belíssimos livros sobre a história do distrito de Entre Rios e os suábios do Danúbio, escrito por Maria Dolores Stoetzer Schneiders e Roseli Brandtner Essert e com tradução do alemão e adaptação de Geraldo Carvalho. Ficamos muito felizes com o presente recebido!