Saiba como controlar e gerenciar comissões de vendas de forma simples

12 de maio de 2022

A evolução tecnológica nos surpreende a cada instante. Computadores super inteligentes, carros de última geração, celulares, automações residenciais e muito mais. O mundo está em constante evolução. Isso é um fato.

 

Nas empresas, essa evolução não é diferente. Líderes buscam a cada dia a melhoria de processos, tanto na gestão de pessoas quanto em sua cadeia de produção. Sempre visando o excelente desempenho, a consequência de uma boa gestão se transforma em visibilidade e lucro, afinal, o objetivo é crescer!

 

Mas se tudo evolui, por que muitas empresas ainda utilizam diversas planilhas para controles e acompanhamentos de resultados? A automação existe e a SPRO IT Solutions traz várias alternativas em produtos para que você consiga gerir sua empresa com mais facilidade, desfrutando de tecnologias que iniciam ainda no campo e vão até o consumidor final.

 

 

Equipe x resultado

 

“A propaganda é a alma do negócio”, meio clichê, mas é a realidade. É no departamento comercial que a cobrança por resultados acontece. A empresa, como boa gestora, é responsável por garantir todo o suporte necessário para que as vendas aconteçam e os números apareçam. Uma equipe bem entrosada e assessorada é fundamental para o bom funcionamento do processo.

 

No contexto das estratégias comerciais, empresas que visam alcançar maiores resultados adotam o uso de comissionamento em vendas, que é uma das formas para gerar motivação dos vendedores e representantes, no sentido de realizar mais e melhores negociações e, consequentemente, vendas efetivadas.

 

 

Automação da comissão

 

Pensando nisso, a SPRO IT Solutions desenvolveu o SPRO COMMISSION MANAGEMENT (SCM), uma ferramenta completa, pensada no processamento e gerenciamento do comissionamento.

 

Por meio de integrações, o SCM possibilita acompanhar todo o processo de vendas desde o pedido, até a efetivação do negócio, realizado por seus consultores, tanto internos quanto externos. Atualmente este produto pode ser utilizado em versão para desktop – computadores de mesa ou notebooks.

 

O processo se inicia com a venda efetivada no ERP (ordem de venda, remessa e faturamento), integrado ao SCM. A integração do SCM é nativa com ERP SAP S/4HANA, mas existe a possibilidade de integração com outros ERP´S (mediante levantamento prévio de requisitos).

 

O SCM permite que sejam cadastradas diversas regras para o uso e aplicação das comissões. Nele, é possível definir uma data para determinado projeto, onde o cálculo base (porcentagem do comissionamento) pode variar de acordo com o grupo de itens vendidos, tipo de parceiros de vendas, consultores, e centros de distribuição.

 

O produto está preparado para calcular bonificações e também penalidades que podem ser resultantes de devoluções de mercadorias. É possível definir se o cálculo e o pagamento serão realizados no momento da venda ou posteriormente, na compensação da fatura por meio de pagamento.

 

Sabemos que o fluxo de rotatividade e a saída de produtos no catálogo de vendas não são iguais para todos eles e isso pode gerar impacto negativo nas vendas e até perda de produtos. Pensando nisso, o SCM permite criar regras para que a comissão seja diferenciada, visando maior giro e resultado nas vendas.

 

Com a venda efetivada, tanto pelo consultor interno quanto externo, e as regras de comissionamento já definidas, o SCM faz o cálculo da comissão e realiza o provisionamento financeiro, gerando a partida no fluxo de pagamentos. Quando consultor for por contratação CLT, o SCM faz a comunicação e integração com o SAP HCM nativamente e em outras soluções por integração customizada, otimizando o processo, já lançando os dados em folha de pagamento.

 

 

Gestão do comissionamento

 

A gestão do comissionamento é bem clara e intuitiva. O objetivo é facilitar a consulta e o acompanhamento dos resultados. É nessa funcionalidade que as regras de negócios são definidas e geradas. O SCM oferece uma visão geral das vendas e comissões de cada consultor, podendo ficar a cargo do gestor aprovar ou reprovar o pagamento. É também na gestão que são definidos os usuários e o perfil que cada colaborador poderá utilizar, dentro da aplicação.

 

O SCM veio para otimizar os processos e lançamentos. Produto este, que visa facilitar e revolucionar a maneira de gerir a geração de comissões, possibilitando abandonar de vez as planilhas com fórmulas prontas, que são largamente utilizadas de forma muito mais onerosa e complicada, ao padronizar a porcentagem de comissionamento dos seus produtos e consultores.

 

Uma ferramenta SPRO IT Solutions que está em constante evolução, assim como sua empresa!

 

Quer saber mais sobre o SPRO COMMISSION MANAGEMENT? Converse com um dos nossos especialistas: comercial@spro.com.br

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