Implementação do SAP S/4HANA é a primeira em portos brasileiros e em empresas de Santa Catarina
No dia 1º de janeiro de 2019, o Porto Itapoá colocou em funcionamento a plataforma tecnológica SAP S/4HANA, que leva maior agilidade, segurança e análises preditivas às atividades do sexto maior terminal de contêineres do Brasil. O embarcadouro prevê uma expansão na capacidade de recepção de cargas de 540 mil TEUs (Twenty Equivalent Units – contêiner de 20 pés), chegando a 1,2 milhão TEUs nos próximos anos. O investimento em tecnologia de alto nível está associado a necessidade e estratégia do porto e visa suportar o crescimento previsto para o terminal portuário. A plataforma tecnológica SAP S/4HANA faz parte dos investimentos do Porto em inovação, alicerçando seu plano de crescimento.
A adoção do SAP S/4HANA é pioneira em portos brasileiros e em empresas de Santa Catarina. A nova plataforma tem como principal foco auxiliar suas operações, garantindo a segurança das transações, assertividade na gestão e análises em tempo real, beneficiando o controle e a produtividade do terminal. Outro aspecto positivo é a integração de todos seus processos, conectando as atividades internas e externas de forma simples e rápida.
A curitibana SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, foi a responsável pela implementação da ferramenta. Tal pioneirismo beneficia também a visibilidade do Porto Itapoá junto ao mercado, pois a tecnologia SAP é referência mundial e reúne as melhores práticas em experiência do usuário. “Nesse sentido, o terminal não mede esforços para estar alinhado com as principais tendências mundiais em sistema de gestão“, afirma o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.
O SAP S/4HANA atende as áreas de Operações, Manutenção, Suprimentos, Financeira, Contábil, Fiscal, Planejamento e RH. A SPRO realizou também a integração da plataforma com o principal sistema especialista do Porto Itapoá – utilizado pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga no terminal. “Hoje não desenvolvemos soluções e projetos para o cliente; mas sim junto ao cliente, por isso o sucesso desta empreitada“, comemora o presidente-executivo da SPRO, Almir Meinerz.
Em sua finalidade, a ferramenta irá atender as áreas fiscal, planejamento, controladoria, finanças, patrimônio, manutenção, suprimento, almoxarifado e tecnologia de informação, com a SPRO realizando a integração da plataforma com o principal sistema especialista do Porto Itapoá, utilizado pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga dentro do terminal. “Consolidamos a estratégia na nova plataforma tecnológica da SAP, levando para o Porto de Itapoá o conceito de Empresas Inteligentes, possibilitando a análise em tempo real, impulsionando a tomada de decisões além de simular impactos no negócio“, finaliza Meinerz.
Porto Itapoá em 2018
O Porto Itapoá movimentou em 2018 cerca de 680 mil teus, um crescimento de 11% em relação ao movimento de 2017. A perspectiva para os próximos anos, com a ampliação da área física do Terminal de 150 mil m² para 250 mil m² em 2018, é que o Terminal tenha capacidade para movimentar 1,2 milhões de teus. Esse patamar coloca o terminal do Norte catarinense entre as maiores capacidades estáticas de armazenamento de contêineres do Brasil.
Sobre o SPRO Group
A SPRO IT Solutions faz parte do Grupo SPRO, que é composto também pelas seguintes empresas: E-Aware Technologies, para desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto em tempo real; SMA, com sistemas de gestão e soluções para produtores rurais; S4A, para implementações SAP S/4HANA e soluções SPRO para a América do Norte; b2k, que oferece soluções tecnológicas de sensoriamento climático, telemetria e conectividade para o campo; Vexpro, que tem como foco o desenvolvimento de aplicativos, portais corporativos e soluções em nuvem; e SB1, de soluções de gestão B1 – Business One para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).