Uma pesquisa elaborada pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (SIRE), da Embrapa, em 2021, revela que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de grãos, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e da Índia, sendo responsável por 7,8% do total da produção mundial. Com o alto volume de produção de grãos no país, existe uma grande necessidade de controle no recebimento de commodities.
Atualmente, são inúmeros os desafios encontrados no processo de movimentação de mercadorias, por existir diversos cenários no mercado brasileiro de commodities. Há também a questão da sazonalidade pelo alto volume de recebimento no período de safra, gerando uma grande dificuldade na integridade dos dados, por ocorrer diferentes controles nas operações.
Um dos maiores pontos de atenção é a falta de base de dados sem integração e transparência, gerada pelos diversos meios de informação, o que dificulta a rastreabilidade de veículos vinculados à negociação comercial, acarretando então lentidão nos processos.
Pensando nestes cenários, a SPRO IT Solutions desenvolveu uma ferramenta para otimizar o processo de recebimento de mercadorias. O Monitor de Recebimento é um cockpit para gestão das entradas na balança, demonstrando os dados do fornecedor, transportador, pesagem, tolerância e classificação.
Ao ser aprovado o recebimento, é registrado de forma automatizada o registro físico, fiscal, contábil e financeiro no SAP, automatizando as transações standard do SAP ACM.
É importante ressaltar que o Monitor de Recebimento é integrado nativamente ao software SPRO Gestão de Pátio e traz informações completas dos dados de recebimento.
É possível realizar a análise do registro para posterior tomada de decisão, gerando todo o histórico das operações e transações executadas.
Outro benefício é simplificar os processos internos de entregas, recebimentos, movimentações, expedições, transferências e demais movimentações de carga com pesagem envolvida, através de definição de regras especificas para cada operação.
Sendo assim, o processo de armazenagem se torna seguro pela eficiência no controle de operações, tendo maior agilidade e confiabilidade no recebimento.
Quer saber mais sobre esta tecnologia? Converse com um dos nossos especialistas: comercial@spro.com.br
Por Cristina Luz / Nathalia Marinho