Uma ferramenta de gestão de estoque visual é capaz de facilitar o gerenciamento de produtos perecíveis nas agroindústrias, visto que esse tipo de tecnologia elimina uma série de desafios que impactam a produtividade da empresa.
Desperdícios por má administração dos itens armazenados, imprevisão sobre movimentos de mercadorias e dificuldade para quantificar a porcentagem de ocupação do armazém são apenas alguns dos gargalos que podem ser eliminados com o auxílio de uma solução moderna para negócios agronômicos.
Este conteúdo foi preparado para que você tenha uma dimensão sobre o atual cenário da armazenagem agrícola no país e como uma ferramenta de gestão visual para controle de estoques pode beneficiar organizações do setor. Confira agora!
O panorama atual da armazenagem agrícola no Brasil
Apenas no primeiro semestre de 2020, em termos de armazenagem agrícola, o Brasil atingiu a casa dos 176,3 milhões de toneladas, segundo informações levantadas pela Pesquisa de Estoques do IBGE.
Ainda de acordo com o levantamento do órgão, 49,5% da capacidade do país é feita em silos, representando nada menos do que 87,3 milhões de toneladas. Em seguida, estão as empresas que utilizam armazéns granelizados e graneleiros, correspondendo a 37,5% da fatia de armazenamento nacional. Ou seja, são 66,1 milhões de toneladas de capacidade útil estocável.
Por fim, estão os negócios agrícolas que usam os armazéns tradicionais, isto é, infláveis e/ou estruturais, cuja representatividade é de 13% da capacidade total de armazenamento no país, chegando à soma de 22,9 milhões de toneladas.
O armazenamento de produtos perecíveis, seus desafios e o papel da tecnologia
Seja qual for o tipo de armazenamento de produtos perecíveis, o fato é que qualquer negócio que lida com produtos perecíveis, altas demandas e necessidades específicas de gestão e armazenagem está suscetível aos desafios e intempéries que afetam a sua produtividade e rentabilidade.
Diante dessa realidade, vale mencionar que uma ferramenta de gestão visual para controle de estoque pode ser a solução completa para lidar com os problemas enfrentados na armazenagem de produtos perecíveis, visto que supre necessidades como:
Mapeamento do armazém
Um dos grandes problemas enfrentados nos armazéns, silos e graneleiros é a dificuldade para localizar cada item armazenado no inventário da empresa. Dito isso, é importante destacar que a ausência de ferramentas intuitivas e visuais para mapear e localizar produtos perecíveis está diretamente relacionada ao alto índice de desperdício de mercadorias no agronegócio.
Felizmente, um sistema de gestão para controle de armazenamento de mercadorias perecíveis (grãos, por exemplo), como o Garner, conta com um recurso de mapeamento visual. Com essa funcionalidade, o gestor tem acesso ao desenho do mapa do armazém diretamente na tela de seu dispositivo, podendo facilmente visualizar a localização exata de qualquer item.
Gerenciamento de custos, ocupação e desperdícios
Como em qualquer empresa, a gestão de custos está diretamente ligada à disponibilidade de recursos financeiros do negócio, seja para manter o funcionamento da organização, seja para realizar investimentos em melhorias e oportunidades de mercado.
Contudo, existem alguns gargalos que podem afetar o gerenciamento de custos, levando a empresa a enfrentar uma série de problemas, como:
- Dificuldade para quantificar precisamente a porcentagem de ocupação dos armazéns;
- Imprecisão no controle de datas de vencimentos de produtos perecíveis.
Dado o contexto, com uma ferramenta de gestão visual para controlar a armazenagem de grãos, o gestor acessa todas as informações relativas às datas de armazenamento, além de obter dados precisos sobre como os espaços do estoque estão ocupados.
Assim, a empresa usufrui de muito mais precisão no controle de estoque, produtividade para o cotidiano e, ainda, reduz exponencialmente os prejuízos decorrentes do desperdício por mau gerenciamento.
Como escolher uma ferramenta de gestão visual para controle de estoque
Escolher um sistema de gestão visual para controle de estoque de grãos pode ser uma tarefa complicada — em meio a um cenário altamente impactado pela transformação digital —, visto que existem inúmeras alternativas disponíveis no mercado atual.
Por isso, é importante optar por soluções desenvolvidas por fornecedores que compreendem os reais desafios cotidianos do agronegócio, especialmente em termos de armazenamento de produtos perecíveis, como a SPRO.
O Garner é uma ferramenta com interface intuitiva que ajuda no dia a dia das rotinas de estocagem de grãos. Além de garantir total rastreabilidade do estoque, possibilita uma operação rápida e eficaz, pois é desenvolvido com tecnologia nativa SAP Cloud se tornando uma extensão do S/4 HANA, o que significa que é facilmente integrável a sistemas SAP.
A solução também conta com as seguintes características:
- Interface simples, intuitiva e personalizável;
- Nativo em três línguas — português, inglês e espanhol;
- Sistema de altíssima velocidade de processamento;
- Sistema de busca para localizar produtos armazenados;
- Bloqueio de posições armazenadas por período;
- Fácil e rápido SETUP e usabilidade que possibilita uma acelerada adoção.
Como você pôde ver, as principais necessidades do armazenamento de grãos podem ser supridas com o auxílio de uma boa ferramenta de gestão visual para controle de estoque, impulsionando a produtividade do negócio e garantindo uma tomada de decisões mais assertiva.
Quer descobrir como uma solução completa de gestão de estoques pode beneficiar a sua empresa? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!