A proliferação de tecnologias e plataformas digitais no campo tem mudado a forma de produzir e auxiliado no rendimento do agronegócio. Esse tema foi debatido no painel “Agroinovação – conceito e prática, tecnologia e empreendedorismo”. O evento ocorreu na última sexta-feira, 06, no 7º Fórum de Agricultura na América do Sul, realizado nos dias 05 e 06 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer.
Agroinovação
O debate foi mediado pelo gerente de Comunicação e Marketing do SPRO Group, Lindemberg Almeida. Ele fez um panorama do crescimento das agtechs no Brasil, destacou a busca da agroindústria por novas tecnologias e mostrou aos presentes como deve ser a “propriedade rural do futuro”. Como palestrantes, participaram a coordenadora de Serviços Tecnológicos e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Silvana Kumura, e a pesquisadora da Embrapa, Débora Milori. “No cenário atual, a tecnologia e o agronegócio se mantêm juntas e firmes, ou seja, é a inovação no campo que está sustentando o nosso crescimento”, ressaltou Lindemberg Almeida na abertura. “A tecnologia no campo é a forma para que produtores rurais de todos os tamanhos possam produzir cada vez mais”, também destacou.
A coordenadora de Serviços Tecnológicos e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Silvana Kumura, destacou que o “nosso grande desafio é aumentar a produção de alimentos, mas de maneira sustentável. E são essas tecnologias que facilitam e possibilitam termos um terreno fértil para a inovação”. A pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Débora Marcondes Pereira, ressaltou que a ciência é a base de todo o desenvolvimento. “O importante é nós incentivarmos a ciência no País como um fator de avanço econômico. Ou seja, é uma questão de sobrevivência, pois temos um grande desafio de produzir mais alimentos e nos mantermos competitivos e mais baratos”, disse a coordenadora.
Desafio Agritech
Durante o evento, foi realizado, também, o “Desafio Agritech”, uma competição de soluções para o agronegócio. A ação foi organizada pelo núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo em parceria com o SPRO Group, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Universidade Positivo. As empresas do SPRO Group, E-Aware e b2k foram participantes desse desafio, apresentando suas soluções de sensoriamento no campo e de dados climáticos, respectivamente.