Apesar do laboratório ser uma das principais áreas na garantia da qualidade de uma empresa, nem sempre os processos são atendidos por um software que acompanhe todas as necessidades geradas.
Processos manuais, falta de precisão no acompanhamento dos custos, informações importantes em papel e sem a devida gestão e fácil rastreabilidade, assim como a dificuldade para gerar documentos oficiais (internos e externos) são alguns dos problemas encontrados nos mais diversos laboratórios.
Planilhas
Não podemos negar a simplicidade e facilidade para trabalhar com planilhas eletrônicas. Seja qual for a área, pelo menos uma pessoa da equipe vai ter um certo domínio para criar um template e fórmulas que permitam boa parte dos dados ser armazenada de forma simples e quase sem custos.
O problema dessa abordagem é que, por mais que muita gente saiba criar planilhas, poucos sabem elaborar boas planilhas. Falta de consistência, escolha ruim de nomenclatura, padrões errados para datas e horas, células vazias ou com mais de uma informação de uma vez, além de claro, falta de backup, são alguns dos erros mais comuns.
E, por mais que existam planilhas que cumpram todos os parâmetros acima, a integração dessas informações se faz necessária para uma empresa de médio e de grande porte, para que haja um acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa.
Para isso, temos os sistemas de gestão empresarial, mais conhecido em inglês como ERP (Enterprise Resource Planning).
ERP
No cenário de laboratórios industriais existe a necessidade de termos acesso rápido, fácil e auditável de todas as informações que compõe os processos laboratoriais. Mas se a empresa já tem um ERP, por que não o utilizar para o laboratório?
O problema é que por vezes os ERPs acabam fornecendo interfaces muito genéricas ao usuário final, o que acaba não atendendo especificidades do processo, tendo fluxos de criação de dados maçantes e não intuitivos, assim como uma certa dificuldade na conexão de informações inerentes ao processo, o que acarreta uma resistência ao usuário do laboratório na adoção do ERP.
SPRO LIMS
Visando suprir essa lacuna, o SPRO LIMS (Laboratory Information Management System) foi criado para facilitar que os processos laboratoriais sejam corretamente documentados e contabilizados, assim como os resultados gravados de forma auditável, podendo ser utilizados desde a produção de relatórios (gerenciais, oficiais, analíticos) até a geração de indicadores.
Além disso, a ferramenta simplifica todo o processo laboratorial, possibilitando em poucos passos termos toda a criação de dados e inserção dos resultados das análises realizadas.
O SPRO LIMS é uma solução cloud desenvolvida no SAP Business Technology Platform, nativamente conectada ao SAP S/4HANA, permitindo beneficiar-se da integração nativa e perfeita entre os processos, da profundidade do cloud e de um modelo consistente de dados in-memory.
Deseja saber mais sobre como o SPRO LIMS pode melhorar a efetividade nos controles laboratoriais da sua indústria? Entre em contato com nossos consultores: comercial@spro.com.br | www.spro.com.br
Por Allan Vieira